No Brasil 80% dos spams são utilizados por ladrões virtuais que têm como objetivo roubar dados bancários, mostrou um estudo realizado pela Trend Micro, empresa especializada em segurança digital. Este número representa 40% dos ataques em outros países da América Latina.
A mesma pesquisa aponta que o spam não para de crescer e já se tornou um problema mundial. No dia 14 de janeiro, o Brasil era responsável pelo envio de 6,8% de todas as mensagens deste tipo que circulavam no mundo, somente atrás dos Estados Unidos (10,3%) e da Rússia (8,9%). No mesmo dia, foram registrados cerca de 102 milhões de e-mails indesejados circulando na Internet em todo o mundo. A América Latina responde por 20% destas mensagens.
A maioria dos ataques por meio de spam faz uso da engenharia social, o que ajuda em sua camuflagem, tornando-os mais propensos a enganar as vítimas. A motivação dos ataques dirigidos varia de acordo com os países onde ocorrem.
Um bom exemplo de ameaça que usa a engenharia social como inteligência são os ataques direcionados às redes sociais. Os cibercriminosos escaneiam comunidades e, a partir daí, conseguem informações sobre os gostos e costumes da maioria dos usuários. Em posse dessas informações, criam ameaças específicas para grupos com perfis similares, tornando a distribuição da ameaça mais eficaz.
No Brasil, em 2010 circularam 300 milhões de mensagens indesejadas. Por meio destas, os cibercriminosos compram e vendem produtos em nome de terceiros e fazem parcerias ilegais para roubar pessoas.
Fonte: Itweb
Para saber mais ou solicitar um orçamento, aguardamos seu telefonema.
São Paulo - SP (11) 2626 2427 Campo Grande - MS (67) 3025 5101 [email protected] Formulário de contatoEntre com seu login e senha:
Nenhum comentário ainda.